Premiada no VIII BIAU (CÁDIZ 2012): “Estaciones de Teleférico en la Zona Histórica de Vila Nova de Gaia (Porto, Portugal)”, esta obra é composta por três estruturas relevantes, interligadas pelos cabos que suportam as cabines, aguentando no conjunto uma força equivalente ao peso de 10 elefantes.
A estação baixa lembra um barco. A envolvente vidrada apoia-se numa estrutura metálica que suporta as costelas de alumínio, suscitando uma compatibilização delicada, por causa das variações térmicas. As fundações são indirectas através de 30m de aluviões, pelo que para o controlo da entrega das forças horizontais se dotou a fundação de um tacão de travamento.
A estação alta é um grande edifício de betão com vãos importantes, sobretudo a laje de cobertura, que serve também de miradouro. Está alcantilada na escarpa rochosa, à qual está atirantada ao nível da base. O mastro adjacente liga-se-lhe por lintéis de equilíbrio, que previnem qualquer cedência do bordo da escarpa.
A torre intermédia também em fundação indirecta por micro-estacas, que convergem no topo da torre, o que potencia o seu comportamento como um sempre-em-pé.
Interior design in architecture companies may involve the selection of materials, furnishings, and lighting to create a cohesive design scheme that enhances the overall aesthetic of the space. The interior designer may also work with engineers and contractors to ensure that the design is feasible and can be implemented within the construction budget.
Overall, interior design is an important aspect of architecture that focuses on creating functional, visually appealing, and comfortable interior spaces that meet the needs of the building's occupants.
Local: Vila Nova de Gaia
Ano do Projeto: 2009 (conclusão)
Dono de Obra: TELEF /C. M. Vila Nova de Gaia
Especialidades: