Obra de grande relevância e elegância, o seu tabuleiro metálico treliçado tinha já sido reforçado para cargas mais actuais.
No entanto, foi ainda necessário reabilitar os pilares e suas fundações, com um novo encamisamento, a adopção de apoios novos com capacidade de articulação (os originais, transmitindo esforços de flexão aos pilares no seu nível superior, onde as cargas permanentes são baixas - o que lhes causou danos relevantes.
Foi dotada de um sistema oleodinâmico dimensionado para a frenagem, com a execução de estruturas enterradas com uma boa entrega destas forças tanto em passivo como em activo, com ancoragens, ligado a um sistema de LUD's. Estes foram dimensionados de forma mais cuidada por estarem excêntricos e, por isso, sofrerem solicitações e movimentos com todas as acções da obra. As estruturas de interligação foram de concepção e desenho particularmente delicado.
Também os elegantes encontros de alvenaria foram reforçados e reabilitados, introduzindo-se um sistema de pré-esforço e adoptando apoios para as estruturas de suporte da via com capacidade de deformação controlada.
Local: Valença
Ano do Projeto: 2012 (conclusão)
Dono de Obra: Rede Ferroviária Nacional, REFER, E.P.E.
Especialidades: