Estrada no Namíbe

O objetivo do projeto foi aprimorar o acesso à localidade de Pipas, visando fomentar o turismo nesta região, que se destaca pela sua praia e atividade costeira. O projeto também possibilitará a circulação de bens e serviços e estimulará o comércio local. O projeto divide-se em três troços.

Nos troços 1 e 3, realizaram-se ajustes ao traçado existente, visando melhorar o conforto e a segurança dos utentes, com o mínimo de impacto na área afetada, aproveitando a plataforma existente. Destaca-se que, no troço 1, se projetou uma obra de arte sobre a ferrovia de Moçamedes e, no troço 3, outra obra de arte sobre o Rio Muchimanda. Este rio tem um regime torrente, apresentando-se geralmente seco, mas que pode alcançar caudais significativos em períodos de chuva.

No troço 2, construiu-se uma via de ligação com a EN100, considerando a sua especificidade. Procurou-se obter um equilíbrio entre as características geométricas do traçado, adaptando-o às condições orográficas, com o mínimo de impacto no terreno.

Foram desenvolvidos em fase de projeto de execução todas as engenharias, incluindo o estudo geológico e geotécnico, o estudo de implantação de traçado, projeto rodoviário e de sinalização, drenagem transversal e longitudinal e projeto de estruturas e fundação de obras de arte.

Local: Namibe, Angola
Ano do Projeto: 2013
Dono de Obra:  INEA – Instituto de Estradas de Angola

Especialidades:

  • Vias e Arruamentos;
  • Sinalização;
  • Drenagens;
  • Obras de Arte.

Outros Projetos

Conheça outros projetos do nosso portefólio